A ARTE DE CONQUISTAR CLIENTES EM RESTAURANTES E BARES

Um atendimento de qualidade é um dos fatores decisivos para o sucesso de restaurantes e bares.

Além disso, conhecer o público-alvo, oferecer experiências personalizadas, ter uma equipe receptiva, acolhedora e eficiente e utilizar tecnologias são estratégias que garantem um serviço acolhedor e agradável.

Esse conjunto, se bem executado, garante clientes satisfeitos, dispostos a retornar e a recomendar o estabelecimento para outras pessoas. 

Conhecido como o pai do Marketing, Philip Kotler, cita em uma de suas obras que: “Vender para um cliente antigo é de 5 a 7 vezes mais barato do que vender para um novo cliente.” Isso demonstra que o segredo está em colocar o cliente no centro do negócio e superar as expectativas em cada visita.

Para ter clientes satisfeitos e um negócio lucrativo, é preciso muita pesquisa, planejamento e estratégia. Entenda melhor como construir um negócio consistente.

Defina o posicionamento e o estilo do seu negócio

Ter clareza sobre a identidade do seu restaurante, bar ou outro negócio do setor de A&B (Alimentos e Bebidas) é fundamental para ter sucesso.

Para isso, é indispensável entender:

  • O que faz o seu negócio ser especial?
  • Quais são os valores e crenças que guiam suas operações?

Ter um propósito bem definido ajuda a criar uma conexão mais profunda com os clientes.

Conheça o seu público

Além de conhecer muito bem o seu negócio, o público que se pretende atender também deve ser profundamente analisado.

Uma frase muito conhecida no segmento de vendas é: “Quem quer vender para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém.”

Por isso, definir um público e entender os clientes é essencial para oferecer experiências que façam sentido. Sabendo as preferências, necessidades, expectativas e estilo de vida de quem consome seus produtos e frequenta seu espaço, fica mais fácil ser assertivo no cardápio, na localização, nas estratégias de venda e de marketing.

Um bom cardápio é peça fundamental

Além do básico: qualidade dos insumos e ingredientes, higiene e apresentação, os pratos e bebidas devem refletir a identidade do negócio e oferecer uma experiência agradável e memorável aos clientes.

Pontos para considerar:

1 – Mesmo com uma identidade bem definida, é importante oferecer opções variadas para atender às preferências e necessidades dos diferentes clientes, como vegetarianos ou pessoas com restrições alimentares. No entanto, certifique-se de que todas as opções se encaixem na proposta do estabelecimento.

2 – É importante atualizar regularmente o cardápio, isso demonstra que o estabelecimento está sempre se reinventado, oferecendo novidades aos clientes e acompanhando as tendências.

3 – O cardápio pode ser considerado uma ferramenta de marketing importante e deve ser atrativo e claro. Se bem elaborado pode influenciar as escolhas dos clientes e contribuir para uma experiência positiva, aumentando a fidelização e a satisfação de quem passa pelo seu restaurante ou bar.

Atendimento ao cliente

Um bom atendimento é capaz de transformar uma simples refeição em uma memória, por esse motivo, é fundamental que os negócios de A&B priorizem a qualidade do serviço e um atendimento excelente.

Também é importante que os colaboradores sejam preparados para lidar com situações desafiadoras e orientados sobre a importância de serem simpáticos, prestativos e ágeis.

Nesse contexto, os garçons desempenham um papel fundamental, muitas vezes sendo o primeiro ou o único ponto de contato com os clientes. E é nesse momento que se forma a primeira impressão do local.

A importância vital dos garçons

Um sorriso acolhedor, uma postura atenciosa e uma abordagem cordial dos garçons podem fazer toda a diferença na percepção do cliente em relação ao restaurante ou bar.

Esses profissionais não são apenas servidores de pratos e bebidas, são os embaixadores do restaurante. Eles transmitem a essência do estabelecimento por meio de atitudes, e quando são capacitados e comprometidos, refletem a identidade e os valores do restaurante.

Isso é especialmente relevante em estabelecimentos que buscam se diferenciar pela qualidade do serviço, onde os garçons têm o poder de tornar a experiência do cliente verdadeiramente memorável.

Além do conhecimento sobre o menu, para recomendar pratos aos clientes, de saber a maioria dos ingredientes utilizados nas preparações e servir pratos, é importante que os garçons tenham habilidades de comunicação, empatia e capacidade de resolução de problemas.

Para auxiliar na capacitação sobre esses e outros temas, trouxemos algumas dicas para esses profissionais, que são parte fundamental do sucesso de negócios do setor de alimentação.

Confira as dicas!

Receba os clientes com simpatia: sempre é bom lembrar que uma recepção calorosa e amigável cria um ambiente acolhedor e faz com que os clientes se sintam bem-vindos.

Esteja atento e seja cortês: demonstre interesse verdadeiro pelos clientes. Esteja disponível para responder a perguntas, fornecer informações sobre o cardápio e sugerir pratos.

Conheça o menu e os produtos: é muito importante estar bem informado sobre o cardápio, ingredientes e preparo dos pratos. No caso de pessoas com restrições alimentares, informar os itens utilizados pela equipe da cozinha na preparação pode evitar alergias e riscos à saúde. Na dúvida, converse com os chefes.

Trate as reclamações com seriedade: se um cliente tiver algum problema com a comida ou o serviço, lide com a situação de forma séria e profissional. Peça desculpas, ouça atentamente e busque soluções para resolver a questão.

Peça feedback e agradeça: ao final da refeição, pergunte aos clientes se tudo correu bem e se têm alguma sugestão. Agradeça pela visita e mostre-se aberto a recebê-los novamente.

Seja ágil e eficiente: garanta que os pedidos sejam registrados rapidamente e que a comida seja servida dentro de um tempo razoável. A agilidade no atendimento é fundamental para evitar frustrações nos clientes.

O poder das tecnologias no atendimento

Assim como a cortesia, a gentileza e o conhecimento sobre o cardápio são indispensáveis para prestar um bom atendimento, a adoção de tecnologias e a automatização de processos são estratégias igualmente eficazes.

A modernização do atendimento e a adoção de tecnologias inovadoras podem gerar diversos benefícios:

  • Aumento da eficiência operacional;
  • Melhoria da experiência do cliente;
  • Maior fidelização;
  • Redução de despesas;
  • Crescimento do negócio.

Ao acompanhar as tendências tecnológicas e adaptar-se às necessidades dos clientes, esses estabelecimentos têm maiores chances de prosperar em um mercado competitivo e em constante evolução.

Para apoiar empresários na gestão completa e integrada, organizar processos e facilitar as atividades das equipes e aprimorar o atendimento, a Desbravador conta com recursos tecnológicos como:

☑ POS FAST – Sistema de gestão de restaurantes, bares e outros negócios do setor de A&B

☑ iPDV Menu – Cardápio digital para autoatendimento

☑ MONITOR KDS (Kitchen display system) – Tela de pedidos para cozinhas

☑ DELIVERY – Gerenciador de pedidos para restaurantes

Para apoiar o trabalho dos garçons e tornar o atendimento aos clientes ainda mais moderno, eficiente e prático, outra tecnologia é o IPDV.

iPDV Desbravador – Aplicativo para lançamento de pedidos

Uma ferramenta para uso dos garçons, que garante atendimento ágil e assertivo.

A maleabilidade dessa tecnologia possibilita a configuração para diferentes modelos de negócios:

  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Lanchonetes;
  • Cafeterias;
  • Padarias;
  • Quiosques;
  • Lojas de conveniência;
  • Hotéis, hostels, pousadas ou multipropriedades;
  • Outros empreendimentos do ramo de alimentação.

Conheça as principais funcionalidades:

  • Acelera o processo de atendimento;
  • Pode ser acessado via celular, tablet ou maquininha de cartão;
  • Minimiza erros de anotações feitas à mão;
  • Garante que os pedidos sejam entregues corretamente na cozinha;
  • Organiza a ordem de pedidos;
  • Elimina a necessidade de intermediários;
  • Reduz etapas e o tempo de espera;
  • Agiliza a entrega dos pratos e bebidas;
  • Controla e armazena no sistema todos os pedidos realizados.

Simplifica e agiliza o serviço dos garçons

Com interface intuitiva, o aplicativo é muito prático de usar.

Para maior controle e organização, cada profissional acessa o app com senha individual.

Integração com sistemas de gestão

Para facilitar a organização, o controle e a inclusão de todos os consumos do cliente ou hóspede em uma única plataforma, o IPDV é totalmente integrado ao sistema de gestão/ERP (Enterprise Resource Planning).

A alteração dos itens do cardápio pode ser realizada de maneira prática e rápida via sistema.

Quer conhecer todos os detalhes desse aplicativo para restaurantes, bares e outros negócios de A&B? Entre em contato com o nosso time comercial para receber uma demonstração.

vendas@allianza.com.br | + 55 (48) 99983-4544 | (48) 99617-8756

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